sábado, 19 de janeiro de 2008

Metodologia

  • Procedimento

    Para a elaboração deste trabalho de investigação recorremos a alguns auxiliares que nos permitiram estudar melhor o tema e obter respostas sobre esta temática dos rituais familiares. Para além da bibliografia consultada, elaboramos uma entrevista que nos permitiu recolher dados sobre estes mesmos rituais. Trata-se então de uma entrevista com questões relacionadas com almoços de Domingo, a sua estrutura e a sua importância ao longo de três gerações.
    Administramos a entrevista a:

    · 2 Idosos com idades superiores a 80 anos, respectivamente um homem e uma mulher
    · 1 Homem de 59 anos
    · 1 Mulher de 51 anos

    Três dos indivíduos entrevistados são da cidade de Viana do Castelo e um da cidade do Porto.

    Aquando do acto da entrevista, foi pedido aos entrevistados que se recordassem dos almoços de Domingo dos seus tempos de infância/juventude. Partindo deste pressuposto poderiam então responder às questões.
    As entrevistas foram efectuadas em locais sossegados, como salas de estar, de forma a proporcionar momentos de maior descontracção e que permitisse que esta decorresse da melhor maneira. Para além das questões de resposta mais rígida, foi concedido espaço e tempo para que os entrevistados se sentissem à vontade para expressar eventuais opiniões ou situações que considerassem relevantes e que quisessem explicitar como característico da sua época ou ritual familiar. Criaram-se então, todas as condições para que obtivéssemos respostas claras e verdadeiras
    Para a elaboração das questões baseamo-nos num inventário de palavras-chave e decorrentes destes rituais que nos ajudaram na exploração do tema, sendo estas, e tendo como temas principal rituais de alimentação, as seguintes: almoço de Domingo, família (número, agregado, disposição na mesa), local, utensílios, tipos de comida, preparação/modo de confecção, vestuário, início e desfecho.
    As entrevistas tiveram como tempo de duração aproximadamente quinze minutos.
    Como objectivos de análise decorrentes desta entrevista podemos destacar os seguintes:

    · Entender porque são os almoços de domingo importantes
    · Quais os elementos simbólicos ou físicos que marcam a diferença entre esta refeição e as restantes ao longo da semana
    · Tentar perceber se a forma de viver este ritual varia consoante as diferentes gerações entrevistadas
    · Verificar se se evidencia também uma variabilidade na forma de encarar este momento consoante o nível socio-económico

    Após análise dos objectivos enunciados anteriormente e dando resposta às questões de investigação, verificando se estas corresponderam então às expectativas iniciais, procederemos a uma reflexão mais profunda, no sentido de comparar as realidades existentes, isto é, veremos se as respostas dadas por entrevistados, se coadunam com os dias de hoje, com as possíveis respostas que daríamos às mesmas questões. Tendo em conta o desenvolvimento da sociedade, o que levou a um maior individualismo e subsequente afastamento nas relações familiares; o ritmo de vida das cidades e a “falta de tempo” decorrente e as melhores condições de mobilidade que levam as pessoas a trabalhar longe da sua terra-natal, provavelmente haverá disparidades entre gerações e a sua forma de encarar este momento de reunião familiar.

Sem comentários: